Alinhador invisível ou aparelho fixo – qual a melhor escolha?

Alinhador invisível ou aparelho fixo – qual a melhor escolha?

Palavra chave: Alinhador invisível
Se você deseja consertar dentes aglomerados ou tortos, mas não sabe ao certo qual aparelho fixo escolher, você pode achar o alinhador invisível mais atraente. Esses aparelhos são confortáveis ​​e oferecem um método mais discreto para endireitar os dentes.

Alinhadores transparentes têm um design exclusivo que ajuda a moldar os dentes com espaços irregulares e corrige os dentes tortos. Os aparelhos fixos são mais tradicionais e estão no mercado há muito tempo, mas fica a dúvida: alinhador invisível ou aparelho fixo – qual a melhor escolha?

Alinhador invisível versus aparelho fixo A partir de agora, faremos uma comparação entre estes dois tipos de tratamentos, e no final, você terá uma base de qual deles é mais adequado às suas necessidades.A EstéticaOs aparelhos fixos tradicionais geralmente são feitos de metais e possuem um design mais robusto, com cara de tratamento médico, esteticamente são mais invasivos e nada bonitos.

Já os alinhadores invisíveis são quase indetectáveis ​​ao serem usados ​​nos dentes e eliminam a necessidade de braquetes e fios de metal. Além de bonitos e modernos, são discretos, afinal, ninguém precisa saber que você está endireitando os dentes.

Se sua ocupação exige muita interação com as pessoas, seu sorriso desempenha um grande papel, pois mostra aos outros que você é acessível, amigável e confiável. Os alinhadores transparentes darão a você a confiança necessária para continuar sorrindo no trabalho.

A Conveniência

Como o próprio nome sugere, os aparelhos fixos não podem ser retirados, são fixados para permanecer na boca por muito tempo. Além do incômodo e do desconforto de ter metais na boca, são bem difíceis de fazer a manutenção, limpeza e até comer.

Já os alinhadores transparentes, você pode removê-los e colocá-los em uma caixa enquanto come, o que permite comer o que quiser – ao contrário dos aparelhos tradicionais que limitam as opções do menu a alimentos que não são duros, mastigáveis ​​ou quebradiços.
Prevenção de doenças
Por ser um tratamento mais prolongado, os aparelhos fixos demoram muito para mostrar os devidos resultados, obrigando o paciente a passar mais tempo com os dentes tortos na boca e dependendo da colaboração ativa do paciente em sua manutenção diária e restrições alimentares, além do acompanhamento profissional.

Vários estudos já relataram que os dentes desalinhados podem ter um impacto negativo em sua saúde bucal e geral. Os dentes tortos podem ranger uns sobre os outros, resultando em danos ao esmalte. E os dentes salientes podem prejudicar o interior da boca, causando desconforto, em alguns casos, causando inchaço na gengiva, inflamação na língua e outros problemas crônicos de saúde.

Problemas de fala e dores de cabeça podem até se desenvolver como resultado de dentes desalinhados. Com a ajuda de alinhadores invisíveis, você pode corrigir seus problemas dentários atuais e proteger sua boca de problemas futuros.
A Higiene Bucal
Uma das principais reclamações dos pacientes que utilizam aparelhos fixos é relacionado a higiene bucal. É bem difícil limpar este tipo de aparelho, e em alguns casos, podendo até danificá-lo.

Além de tirar os alinhadores quando quiser comer, há outro benefício associado aos alinhadores transparentes removíveis: você pode limpar suas gengivas, dentes e outras partes dentais completamente.

Os alinhadores removíveis podem ser limpos separadamente, e você não terá que tentar manobrar sua escova de dentes em torno de fios e suportes delicados como acontece com os aparelhos fixos.

A Praticidade
Cintas de metal carregam uma variedade de efeitos colaterais, alguns dos problemas enfrentados por usuários de aparelhos de metal tradicionais incluem:

Abrasão Oral – Um problema comum enfrentado por muitos que usam braçadeiras de metal são lesões do tipo abrasão na parte interna da boca, causadas por braquetes quebrados e fios soltos. Sem suportes ou fios com que se preocupar, os alinhadores transparentes evitam esse problema completamente.

Desafios ao utilizar o fio dental – Não é nenhum segredo que tentar usar o fio dental de forma eficaz com bráquetes e fios de metal é um desafio – às vezes resultando em jovens pacientes frustrados desistindo de usar o fio dental enquanto seus aparelhos estão colocados (o que leva a uma série de outros problemas relacionados à cárie dentária).

Um alinhador invisível, por outro lado, pode ser removido para escovação e uso do fio dental, eliminando esse problema – assim, o uso do fio dental pode continuar sem obstáculos.

Descoloração dos dentes – Lesões de manchas brancas são efeitos colaterais esporádicos que podem ocorrer após o uso de aparelhos metálicos por um longo período – os colchetes podem descolorir, criando uma incompatibilidade indesejável nos dentes.

Resolver esse problema pode ser desafiador, pois uma descoloração como essa não responde bem à maioria dos métodos de tratamento de clareamento. (No entanto, você pode ajudar a prevenir esse problema com o aparelho tradicional, escovando e passando fio dental regularmente entre os aparelhos, como seu dentista lhe ensinou, evitando alimentos açucarados e tendo uma dieta limpa e saudável).

Comparado com o aparelho ortodôntico de metal, o alinhador invisível não traz o risco de desenvolver este tipo de problema, uma vez que não existem aparelhos fixados nos dentes para causar descoloração.
Menor tempo de tratamento
Quando se trata de duração, os alinhadores transparentes podem reduzir o tempo de tratamento pela metade, em comparação com o aparelho fixo tradicional.

Geralmente, leva apenas até doze meses para que os alinhadores transparentes tratem seu problema de alinhamento, enquanto pode levar mais de dois anos se você estiver usando um aparelho fixo.

Lembrando, que somente o seu Ortodontista pode aconselhá-lo(a) adequadamente e fornecer uma estimativa do tempo de tratamento com base em seus problemas de alinhamento individual.
Resultados finais
Aqui na STELLE Odontologia, os pacientes passam por um esquema de tratamento totalmente computadorizado quando optam pelos alinhadores invisíveis. Assim, é fácil saber o que esperar e a duração do tratamento que você precisará passar para uma reforma completa do seu sorriso.

Com aparelhos de metal, o esquema de tratamento não é tão preciso e o resultado final pode ser um pouco mais difícil de prever.
Agende já uma Consulta
A Dra Késya Nogueira é conhecida por sua odontologia restauradora, preventiva e estética. Com anos de experiência e uma Especialista em alinhadores transparentes, ela se mantém sempre atualizada sobre as últimas tecnologias odontológicas disponíveis, o que permite avaliar e definir qual o melhor tratamento que atenda às suas necessidades.

Portanto, ligue agora para: (21) 2423-2121 / (21) 97693-9004 ou agende já uma consulta pelo nosso site.

STELLE Odontologia, carinhosamente cuidando do seu sorriso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transforme seu sorriso

Conheça o alinhador invisível que cabe no seu bolso!