Enter your keyword

Aparelho Ortodôntico: Para que Serve cada Tipo de Aparelho!

Aparelho Ortodôntico: Para que Serve cada Tipo de Aparelho!

Aparelho Ortodôntico: Para que Serve cada Tipo de Aparelho!

Muitas vezes nos questionamos se precisamos fazer uso de algum aparelho ortodôntico por conta do não alinhamento completo dos nossos dentes.

O aparelho ortodôntico é um dispositivo dentário utilizado para corrigir a posição dos dentes. Essa correção pode acontecer por conta de fatores estéticos ou realmente por questões funcionais, onde há realmente a necessidade da correção para que os dentes possam cumprir a sua função e todo o organismo possa funcionar bem.

Como sabemos, os dentes quando não são alinhados e têm a sua função prejudicada, todo o organismo se sente prejudicado, principalmente o aparelho gastrointestinal, pois recebe o alimento de forma inadequada (como não mastigado direito, por exemplo).

Aparelho fixo e móvel

Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis. Os aparelhos fixos são aqueles, que como o próprio nome já diz, eles são fixos e não conseguimos remover eles, exceto em consultório por um profissional. Eles são indicados para pessoas que precisam de mais movimentação dos dentes, onde inclinações indesejadas são impedidas.

Já os aparelhos dentários móveis ou removíveis são aqueles que podemos colocar e tirar quando quisermos. Estes são indicados para pessoas que necessitam de uma menor movimentação dentária e para pacientes que estão em processo de crescimento.

Tipos de aparelhos ortodônticos

Tipos de aparelhos ortodônticos

– Aparelho fixo

O aparelho fixo geralmente é o tipo de aparelho ortodôntico mais utilizado. Esse aparelho tem como finalidade puxar os dentes para a sua posição original, fazendo com que dessa forma os dentes movam-se gradualmente para a posição em que deveria estar.

Esse aparelho por ser fixo, não depende do usuário para que funcione ou não, pois ele fica lá e não pode ser removido, exceto pelo profissional responsável. O único problema do aparelho fixo é que ele exige um maior cuidado com a higienização bucal.

– Aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético possui a mesma função do aparelho fixo, que é corrigir dentes desalinhados e/ou tortos. No entanto, o aparelho fixo estético, como o próprio nome já diz, preza pela estética do usuário. Ele possui estrutura transparente, o que o torna menos chamativo do que o metálico.

– Aparelho móvel

O aparelho móvel é mais indicado para crianças que ainda não possui seus dentes definitivos. Ele tem a função de fazer com que os dentes se mantenham na posição certa, fazendo com que ele seja mais indicado para uso após o tratamento com o aparelho ortodôntico fixo. Mesmo que este seja móvel, ele deve ser usado constantemente.

– Expansor palatino

O expansor palatino é um aparelho dentário que ajuda a aumentar o ganho transversal na largura do céu da boca. Esse aparelho é indicado para jovens onde visa-se a correção da mordida cruzada, Em adultos, muitas vezes é necessário a intervenção cirúrgica.

– Aparelhos alinhadores

Os aparelhos alinhadores são aparelhos mais voltados para a estética. Eles são aparelhos odontológicos mais sofisticados que são feitos sob medida por meio de um software que permite com que seja visualizado os planejamentos e resultados esperados com o uso desse aparelho.

– Aparelho lingual

Para casos em que seja necessário o uso do aparelho por um curto período de tempo, esse tipo de aparelho é o mais indicado. O aparelho lingual também é chamado de aparelho invisível, pois os braquetes colados na parte interna dos dentes, que ficam assim em contato com a língua, acabam ficando escondidos.

Como saber se preciso usar um aparelho ortodôntico e qual devo escolher

Não tem como você se olhar no espelho e dizer que realmente precisa fazer uso do aparelho ortodôntico, pois somente o ortodontista ou um clínico, avaliando o seu histórico e a sua dentição, pode dizer se você realmente precisa fazer uso de um aparelho dental ou não.

Além de avaliar a sua necessidade, o profissional ainda conseguirá avaliar por qual período mínimo você deverá usar o aparelho ortodôntico. Esse tempo é estimado para que o aparelho possa atuar na arcada dentária e fazer as correções que devem ser feitas.

Por isso, se você quer saber se precisa ou não fazer uso do aparelho, converse com o seu profissional de confiança e ele fará a melhor indicação. Caso ele informe que não há a necessidade e você queira usar por questões estéticas, converse com ele para que ele avalie qual é o melhor tipo de aparelho ortodôntico para o seu caso.

Benefícios do uso de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos ortodônticos

  • Atua na correção do posicionamento dos dentes, proporcionando o seu alinhamento e melhorando a estética visual;
  • Previne problemas no maxilar, já que os dentes estarão na posição correta e não causarão problemas na abertura e fechamento bucal;
  • Previne o desgaste excessivo de determinados dentes;
  • Melhora a higiene bucal por conta dos dentes alinhados;
  • Ocorre uma melhor deglutição de alimentos, ocasionando uma melhora na digestão e em todo o aparelho digestivo;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora a dicção.

Conclusão…

Deixar para depois pode acarretar problemas sérios de saúde. Agende sua consulta agora mesmo e fale com um de nossos Especialistas, veja qual é o melhor aparelho indicado para o seu caso e sua arcada dentária. 

Aguardamos o seu contato!

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.