Enter your keyword

Como as Grávidas Podem Manter a Saúde Bucal na Gravidez?

Como as Grávidas Podem Manter a Saúde Bucal na Gravidez?

A saúde bucal na gravidez e prevenção de doenças bucais é um assunto sério, pois pode acabar prejudicando o bebê, e muitas mulheres ainda não têm consciência do risco que correm. Por isso, saiba que é necessário cuidar da saúde bucal em qualquer momento da vida, pois a prevenção é a melhor arma contra essas doenças. 

A importância de uma boa saúde bucal na gravidez 

Ter uma boa saúde bucal já não é mais problema, já que existem excelentes profissionais no mercado preparados para atender os clientes da melhor forma possível. Muitos problemas como a cárie, a periodontia e até o próprio câncer de boca, podem ser evitados quando o paciente resolve passar regularmente no dentista. 

Os especialistas sabem que, as enfermidades gengivais podem sim atrapalhar o desenvolvimento do feto, e também trazer desconforto para a mãe. Tais doenças podem acabar elevando o fluido biológico, que é responsável por acelerar o trabalho de parto, por isso, muitos bebês podem nascer prematuros. 

As mulheres que querem engravidar, devem buscar ajuda médica mesmo antes da gravidez, para saber se há alguma enfermidade em sua boca que necessita de tratamento. Esses problemas podem ser solucionados com uma boa alimentação e com visitas periódicas ao dentista. 

Como cuidar da saúde da boca em casa?

Durante toda a gravidez, uma boa higiene da boca é essencial:

  • Escove bem os seus dentes após cada refeição, prefira escovas com cerdas mais macias e creme dental com flúor;
  • Lembre-se de perguntar ao seu dentista se não tiver certeza de sua técnica de escovação;
  • Certifique-se de limpar todas as regiões da boca e não apenas as mais fáceis e visíveis, não esqueça de limpar a junção entre as gengivas e os dentes.

Alterações hormonais na gravidez podem tornar suas gengivas mais sensíveis a bactérias e desencadear sua inflamação. Verifique se suas gengivas estão vermelhas, inchadas e propensas a sangrar, pois esses sintomas podem aparecer entre o terceiro e o nono mês. É uma gengivite na gravidez. A escovação deve ser mais suave na área da inflamação e você deve informar ao seu dentista. Mas não se preocupe, este tipo de problema geralmente desaparece pouco tempo depois do parto.

Como funciona o tratamento dentário na gravidez?

Como as Grávidas Podem Manter a Saúde Bucal na GravidezSempre que for ao dentista deve informar a respeito de sua gravidez, os especialistas indicam acompanhamento entre o quarto e o sexto mês para detectar algum possível problema, ou apenas fazer o tratamento de rotina. 

Os dentistas nunca devem encaminhar para radiografias, anestésicos dentais, medicação contra dor, e antibióticos como a tetraciclina logo nos 3 primeiros meses, pois podem acabar prejudicando o desenvolvimento da criança. 

Não é recomendado que a gestante fique sentada em uma cadeira de dentista nos últimos 3 meses. Pois algumas gestantes podem apresentar náuseas, e isso acaba gerando muito desconforto no atendimento. 

Conclusão 

A saúde bucal na gravidez é importante para manter toda a saúde do corpo, especialmente para o desenvolvimento do bebê, portanto, agende sua visita agora mesmo, e mantenha sua boca sempre limpa, saudável e longe de doenças que possam prejudicar o seu futuro herdeiro.

Aguardamos sua visita!

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.