Enter your keyword

Saúde bucal na gestação – doenças mais comuns nas Grávidas!

Saúde bucal na gestação – doenças mais comuns nas Grávidas!

É natural que no período de gravidez a mulher tenha muitas mudanças físicas e psicológicas, devido à oscilações hormonais, pode aparecer doenças que afetam diretamente a boca, e cuidar da saúde bucal na gestação é fundamental.

Pensando nisso, resolvi escrever este post para passar algumas dicas úteis para você sobre os cuidados e os principais problemas bucais que poderão surgir durante a sua gravidez, é importante que leia até o final, assim poderá tratar o quanto antes, possíveis alterações que por ventura já estejam ocorrendo.

Saiba quais são as doenças bucais da gravidez

Quando a mulher descobre que está grávida, um descuido com os dentes pode ser prejudicial para sua saúde e também do bebê. A gestante deve fazer o pré-natal, mas deve também cuidar da saúde da boca, para não afetar o desenvolvimento  de seu bebê. 

Conheça algumas doenças comuns durante esta fase que devem ser tratadas diretamente com um Especialista

Gengivite 

Por conta do aumento de progesterona e estrógenos, que pode incrementar o fluxo sanguíneo da gengiva, e acabar provocando a inflamação. Se no momento da escovação, a grávida perceber que seu dente está sangrando, esta deve procurar imediatamente um especialista para iniciar o tratamento. 

Salivação

Costuma aparecer no primeiro trimestre da gravidez, sua principal causa são as constantes oscilações hormonais. Para solucionar este problema, os dentistas recomendam o uso de uma pasta de dente mentolada, que ajuda a reduzir a salivação. 

Erosão do esmalte dental

Esta erosão pode aparecer devido aos enjôos e vômitos, que é muito comum na gravidez. Um dente com erosão pode ser sensível a comidas mais ácidas e frias, como o sorvete, por exemplo. A grávida deve tratar a erosão com o apoio de um especialista. 

Saúde bucal na gestação – A importância da prevenção 

Em qualquer fase da vida, temos que nos preocupar em manter nossos dentes limpos e saudáveis. Por isso, investir em prevenção contra a doença bucal é o melhor remédio. Primeiramente, para garantir dentes bonitos sempre, é necessário ter uma rotina de higiene dental adequada.

Faça uma escovação correta, e não se esqueça de utilizar os fios dentais e um enxaguante bucal, se não lembra mais como escovar do modo certo, peça ajuda ao especialista. 

Muitas doenças podem ser prevenidas começando pela boca, afinal, já dizia o ditado: “somos o que comemos”, portanto é vital deixar a boca em ordem, para evitar acúmulo de resíduos. 

Visite o dentista regularmente 

Um dentista experiente deve saber lidar com todos os tipos de problemas que são relacionados à boca, inclusive problemas mais graves que podem até levar ao óbito, como o câncer de boca que não é muito comum, mas pode aparecer se a boca não for bem cuidada. 

Saúde bucal na gestação - doenças mais comuns nas GrávidasSe está grávida, e necessita de um apoio de uma equipe para tratar a saúde de sua boca, conte com o apoio de nossa equipe. Temos um quadro de profissionais altamente qualificados que podem resolver problemas como periodontia, implantodontia, e ortodontia tradicional. 

Ao sentir que há algum incômodo com seus dentes, não perca tempo, do contrário, dependendo do tipo de problema que pode aparecer, seu dente corre o risco de ser extraído. 

Conclusão 

Se quer saber mais sobre gravidez e saúde bucal, agende agora mesmo uma visita e veja como é simples ter uma boca saudável e livre de doenças que podem provocar problemas tanto para você, como para seu bebê, não descuide.

Como mães, você e eu sabemos que o amor pelos pequeninos começam ainda na barriga. Aguardo sua visita!

 

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.