O que uma Cárie Profunda pode Causar?

Você em algum momento começou a sentir dor nos dentes ou uma sensibilidade mais aflorada? Esses sintomas podem ser causados por conta de cáries. E o que uma cárie profunda pode causar?

Bom, as cáries são doenças dentárias comuns responsáveis por diversos desconfortos bucais. Essa doença ocorre mais em crianças por conta da exposição a alguns alimentos e também por conta de uma higienização que não ocorre como deveria, principalmente quando a criança está aprendendo a escovar seus dentes sozinha.

Quer saber o que uma cárie profunda pode causar e qual é a melhor maneira de fazer o tratamento? A seguir explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para manter a cárie bem longe.

O que é cárie profunda?

A cárie profunda é um problema que se não for tratado corretamente e de forma rápida, pode levar à extração do dente. Para que seja mais fácil entender o conceito de cárie profunda é necessário entender que a cárie possui alguns estágios.

O primeiro estágio da cárie é quando ela se inicia na superfície dentária ou seja, no esmalte do dente. Quando a cárie não é tratada, ela evolui e pode chegar até alguns tecidos mais profundos do dente como a dentina, sendo possível com que a cárie atinja também a região central do dente, chamada de polpa do dente.

Quando a polpa do dente é atingida pela cárie, é necessário com que um tratamento seja realizado no local, sendo este tratamento chamado de canal.

O processo em que a cárie evolui para uma cárie profunda geralmente ocorre de forma bem lenta. Por este motivo, as consultas regulares ao dentista são muito importantes para detecção e tratamento de tais problemas.

Afinal, o que uma cárie profunda pode causar?

A cárie profunda pode causar muitos transtornos como uma intensa dor no local afetado. A cárie superficial ela pode fazer com que haja dor na região, mas a cárie profunda faz com que essa dor seja muito mais intensa.

Além da dor, outro problema mais grave que pode ser causado é a perda do dente. Quando um dente é afetado por uma cárie profunda e o tratamento adequado não é realizado, consequentemente deve ser realizada a extração do dente, pois não há mais como eliminar o problema de outra forma.

Por isso é essencial cuidar dos dentes com visitas periódicas ao dentista e realizando uma boa higiene bucal, inclusive com o uso do fio dental.

O Tratamento

O que uma Cárie Profunda pode Causar - TratamentoO tratamento para cárie profunda deve ser realizado o quanto antes para evitar a extração dentária. Quando a cárie ainda não atingiu o nervo dentário, o tratamento a ser realizado é a restauração em resina composta ou cerâmicas (podendo ser totais ou parciais).

Porém, em casos que a cárie atinge o nervo dentário, é necessário realizar o tratamento de canal. O caso de extração é indicado para quando para quando ocorre a destruição das paredes radiculares dentárias.

Acho que tenho uma cárie profunda, o que devo fazer agora?

Agora que você sabe o que uma cárie profunda pode causar e o quão ela é dolorosa, você tem motivos de sobra para tratar dos seus dentes da melhor forma possível.

Se você mora pela região de Jacarepaguá vale muito a pena fazer uma visitinha ao nosso consultório e bater um papo mais detalhado com um de nossos profissionais, além de fazer uma avaliação. Agende agora mesmo a sua consulta e vamos tratar da cárie antes que problemas mais graves de saúde possa prejudicar sua qualidade de vida.

Aguardamos seu contato!

1 comentário em “O que uma Cárie Profunda pode Causar?”