Enter your keyword

O que Fazer Quando o Dente está Cariado?

O que Fazer Quando o Dente está Cariado?

O que Fazer Quando o Dente está Cariado?

A cárie é um problema dentário que pode aparecer em qualquer pessoa. No entanto, as crianças são mais vulneráveis a este problema. Mas, o que fazer quando o dente está cariado?

No texto de hoje mostraremos o que você deve fazer quando a cárie começa a aparecer e quais os procedimentos certos a adotar antes de perder o dente.

O que é cárie?

Como dito antes, é comum que as cáries apareçam mais em crianças, porém elas podem aparecer também em adultos. As cáries são uns pontinhos pretos que aparecem nos dentes, elas são definidas como doenças por meio de um processo de destruição dos tecidos dentais duros, fazendo com que o dente fique com cárie.

Esse processo destrutivo acontece por meio de algumas bactérias e podem fazer com que ocorra até a perda do dente, além de gerar outras infecções perigosas. Por se tratar de um processo infeccioso a cárie dentária também é contagiosa, o que exige o dobro de cuidados.

Principais tipos de cárie

Existem diversos tipos de cáries, porém há três tipos de cáries dentárias principais. Sendo elas: cárie coronária, radicular e recorrente.

– Cárie coronária

Esse é o tipo de cárie dentária que mais ocorre tanto em crianças como em adultos. Essa cárie se caracteriza por ser aquela que fica localizada nas superfícies dos dentes responsáveis pela mastigação ou até mesmo entre um dente e outro. Dentro da cárie coronária existe também as fóssulas e fissuras.

A cárie coronária ocorre de forma mais comum nos dentes de trás e é indicado uma boa higiene bucal, juntamente com um selante, para evitar que elas apareçam.

– Cárie radicular

A cárie radicular é a cárie que ocorre na raiz do dente, quando a gengiva se retrai e deixa a raiz exposta. Como na raiz dentária não há a presença do esmalte (que ajuda a proteger o dente), as raízes ficam expostas e isso faz com que elas comecem a se deteriorar rapidamente, causando a cárie na raiz dentária.

– Cárie recorrente

A cárie recorrente é a que ocorre em volta das restaurações e coroas que fazemos nos dentes. Essas cáries surgem por conta do acúmulo de sujeira que ficam ao redor da placa de restauração e essa sujeira faz com que haja o surgimento de cáries.

O que fazer quando o dente está cariado?

O que Fazer Quando o Dente está Cariado - TratamentoO dente cariado deve ser tratado com maior cuidado, pois a cárie pode se espalhar para outros dentes. O que você deve fazer quando o dente está cariado é buscar imediatamente ajuda de um dentista profissional para que ele avalie a cárie, o estado do dente e prescreva o tratamento mais adequado.

Após a avaliação do dentista pode ser necessário realizar uma restauração, onde a parte afetada pela cárie é removida ou e caso não tenha mais como restaurar o dente afetado, uma extração.

Vale a pena lembrar que hoje com o avanço da tecnologia, existem diversas técnicas e tratamentos que podem evitar uma extração.

Em resumo…

Agora que você sabe o que fazer quando o dente está cariado, não perca mais tempo e cuide da sua saúde bucal o mais rápido possível. Clique aqui e Agende imediatamente sua consulta.

Nós iremos irá identificar se o dente está realmente com cárie ou com algum outro problema, e assim prescrever e iniciar o melhor tratamento. 

Aguardamos seu contato!

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.